terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cronograma Capilar, como fazer!

Oii meninas, tudo bem com vocês? hoje vamos falar sobre cabelo, sobre um assunto que muito se tem falado no mundo da internet, e que é uma salvação para os cabelos fracos, quebradiços e danificados, eu faço o cronograma no meu cabelo e no meu mega hair já tem um tempinho, e desde de quando comecei meu cabelo melhorou muito, diminuiu a queda, a quebra e está cada vez mais saudável, então vamos entender o que é, e como funciona o cronograma capilar.


O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para o cabelo, feito durante um mês ou mais, e ele é dividido em três fases : Hidratação, nutrição e reconstrução.
Ele pode ser feito em todos os tipos de cabelo, mais a quantidade de vezes vai depender de como esta teu cabelo, pois quanto mais estiver danificado mais intenso será o seu cronograma.


Como funciona o cronograma capilar?

Antes de começar a montar o seu cronograma é preciso conhecer as mascaras indicadas para cada tratamento, e saber no momento do que seu cabelo mais precisa.

HIDRATAÇÃO
A hidratação é para muitos a parte mais importante do cronograma capilar pois ela é responsável por manter a água nos nossos fios, ela é responsável por fazer a reposição hídrica dos cabelos, e deixa-los mais saudáveis e bonitos, e repor a água perdida nos fios é super impostante, sabe quando fazemos escova, chapinha ou baby liss e sai aquela fumacinha do nosso cabelo ? Então aquela fumacinha nada mais é que a água sendo evaporada dos nossos fios, e muitas vezes não repomos a quantidade certa e o cabelo fica sem vida, sem brilho.

Como saber se tenho que colocar muita hidratação no meu cronograma? 
Se teu cabelo está sem meabilidade, e quando você passa a mão sente super ressecado, então invista na hidratação, mais não se esqueçam hidratação nunca é demais, principalmente para quem faz muita escova e chapinha, todo cabelo precisa de hidratação sempre!
Procure por mascaras que tenham estas substâncias em sua formula .



NUTRIÇÃO
A nutrição é responsável por repor a parte lipídica dos fios, ou seja os óleos e vegetais e sua oleosidade natural, e a principal função dos lipídeos é formar uma camada de proteção nos fios, pois principalmente os fios enrolados não consegue levar a oleosidade natural dos fios até as pontas, por isso temos que dar uma forcinha com as máscaras nutritivas, primeiro fazemos a hidratação para repor a água, e depois fazemos a nutrição para manter a água nos fios e sela-los, ela é reposnsável por dar brilho, definição e dar corpo aos fios, ou seja, deixa-los com peso e lindos.

Quando saber se tenho que nutrir mais o meu cabelo?
Se teus fios estão com muito frizz, sem brilho e desalinhado então é hora de nutrir.
Comprar óleos e mascaras que tenhas essas substâncias.


RECONSTRUÇÃO
A reconstrução é responsável por repor a queratina e massa ao cabelo, pois reconstruindo os fios ela tira o aspecto de cabelo opaco, quebradiço e sem vida, a reconstrução deve ser feita principalmente se você fez muito processos químicos no teu cabelo, como descoloração, alisamentos, progressivas, relaxamentos e todos esses processos químicos que afeta a estrutura dos fios.

Quando fazer a reconstrução?
Se teu cabelo está super quebradiço, com pontas duplas, fracos, e elásticos então vamos repor tudo isso com a reconstrução.

OBS: Queratina demais nos fios também faz mal , por isso você só pode reconstruir teu cabelo depois de seus fios estarem super hidratados e nutridos, e ela só pode ser feita de 1 a 2 vezes no mês, se não o efeito é contrário. 

 Produtos que tenham em sua fórmula, principalmente queratina.



Como fazer meu  cronograma capilar?
Agora que vocês entendem como funciona o cronograma, vamos montar o teu, este modelo é o cronograma oficial , deve ser feito em 4 semanas e no máximo 3 dias da semana, você pode escolher os dias da semana de acordo com teu tempo, se não der para fazer em três dias, faça-os em dois o importante é recuperar teus fios para que eles fiquem lindos e saúdaveis.


Olhando as necessidades do seu cabelo, você vai saber o que teus fios precisam mais, lembrando-se que a reconstrução não pode ser feita mais de duas vezes em 1 mês , aqui embaixo esta o meu modelo do meu cronograma, este já é o meu terceiro e está feito da forma que meu cabelo precisa no momento, no meu primeiro cronograma eu hidratei muito mais do que nutrir, para começar é importante que você hidrate bastante, para repor a água perdida e depois quando teu cabelo já estiver bastante hidratado, ai sim ele absorvera melhor a nutrição e reconstrução. 


Espero que vocês tenham entendido como funciona, e coloque em prática também, irei fazer um post sobre as máscaras que poder ser usadas no cronograma para que possam a ajudar ainda mais vocês, qualquer dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários, beeijos e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário